07/04/2022

Recebi uma bolada, e agora?

Herança, venda de um imóvel, rescisão ou um bônus. Todas essas situações têm uma coisa em comum: você vai receber uma quantidade razoável de dinheiro de uma vez só. Mas o que fazer com essa oportunidade? É melhor investir tudo de uma vez ou aos poucos?

A Vanguard fez um estudo sobre o assunto, usando décadas de dados financeiros dos EUA, Reino Unido e Austrália. Sempre analisando duas possibilidades: investir tudo de uma vez ou parcelar em 12 aportes iguais em 12 meses.

A conclusão foi que em mais de 2/3 das vezes a decisão que levou à maior rentabilidade foi investir todo dinheiro o mais rápido possível. Com medo de uma queda repentina e abrupta da Bolsa, muita gente prefere parcelar os aportes, mas o estudo concluiu que, na média, essa decisão produziu resultados piores.

A simulação acima considerou um portfólio com 60% em ações e 40% em renda fixa. Mas, segundo a Vanguard, investir tudo de uma vez provou ser a melhor alternativa mesmo que você decida investir tudo em ações ou tudo em renda fixa.

A Vanguard faz uma análise estatística. Mas há um desafio psicológico a ser superado. O investidor não pode se assustar com eventuais quedas e resgatar na pior hora. Cada um deve observar sua resiliência a eventos negativos e ajustar sua estratégia.

Os sócios da IP têm investido, em média, 70% do patrimônio em nossos próprios fundos. Os aportes costumam ocorrer após o pagamento de salários e dividendos, sem grandes pretensões de “market timing”, em linha com o estudo da Vanguard.

Gostou do nosso conteúdo?