19/03/2021

Por que Google e Facebook negociam a múltiplos menores que outras big techs?

Entenda os riscos regulatórios e o potencial do mercado de mídia

Dentro do grupo de big techs, o Facebook e a Alphabet (Google) negociam a múltiplos mais baixos que a Microsoft, a Apple e a Amazon.

Nosso sócio Pedro  Andrade vê dois motivos para esse desconto: 1) os riscos regulatórios e processos de órgãos antitruste contra as duas empresas; e 2) a visão de que o mercado de propaganda digital pode estar próximo à saturação.

Andrade, no entanto, tem uma visão diferente. É verdade que o mercado total de propaganda não cresce, que a publicidade digital já representa metade do bolo da propaganda e que o Google e o Facebook já são os players dominantes.

Mas é importante notar que são anunciantes diferentes. As grandes empresas dominam a propaganda na mídia tradicional, que está em colapso.

Já o Facebook tem 10 milhões de anunciantes, principalmente pequenas empresas. E isso é apenas 5% das empresas com perfil em seus apps. A receita com propaganda cresceu 37% ao ano nos últimos 5 anos e aqui na IP ainda vemos enorme potencial.

Além disso, Google e Facebook também podem expandir muito as receitas em outras frentes, como e-commerce, pagamentos, nuvem, etc.

Veja a entrevista completa

Veja mais nessa entrevista completa do Pedro Andrade com o Guilherme Giserman, estrategista global da XP Inc: