31/03/2022

Charlie Munger & Elon Musk, o que eles tem em comum?

Morgan Housel, autor best-seller e um dos nomes mais aclamados do mercado financeiros dos últimos anos, aponta que Musk e Munger têm mais pensamentos em comum do que se pode imaginar.

Em um almoço com Elon Musk, em 2009, Charlie Munger enumerou diversos motivos pelos quais ele acreditava que a Tesla fracassaria. Alguns dias atrás, Musk contou no Twitter:

“Eu disse a ele que concordava com todas aquelas razões e que a Tesla provavelmente morreria, mas que valia a pena tentar do mesmo jeito”.

Morgan Housel, autor best-seller e um dos nomes mais aclamados do mercado financeiros dos últimos anos, aponta que Musk e Munger têm mais pensamentos em comum do que se pode imaginar.

Quando um foguete da SpaceX falhou ao pousar há cinco anos, Musk disse: “Não esperava que este funcionasse, mas o próximo voo tem uma boa chance”.

A SpaceX agora testa uma nova forma de pousar foguetes, em que a nave desce de ré e é agarrada por hastes que saem de uma torre – como um pai pegando uma criança que está caindo. Quando explicou o sistema, Musk disse: “Isso provavelmente não funcionará na primeira vez”.

Há dois anos o próprio Musk tweetou que seu sucesso não era o cenário mais provável:

“Para ser franco, no início eu achava que havia uma chance de mais de 90% de a SpaceX e a Tesla valerem zero. A imprensa e a indústria espacial / automotiva (corretamente) concordaram comigo.”

O ponto comum entre Musk, Munger e Housel é o gerenciamento de expectativas. A única forma de evitarmos desapontamentos é baixando nossas expectativas. Se esperamos sempre pelo melhor resultado possível, mesmo quando boa parte do processo não está sob nosso controle, seremos miseráveis a vida toda.

Nos investimentos, também é importante saber calibrar as expectativas. Não espere um boom econômico, retornos estupendos ou que os políticos melhorem. Espere algumas catástrofes. Você vai se sentir ótimo quando as coisas correrem melhor que o previsto.

O texto completo de Morgan Housel está aqui.

Falando em Housel, ele participou do BDR Investor Day IP, falando num painel sobre finanças, ganância e felicidade.

Lições sobre fortuna, ganância e felicidade com Morgan Housel e Pedro Andrade (sócio IP Capital Partners) no IP BDR Investor Day 2021.

Morgan Housel, autor do best-seller “A Psicologia Financeira”, falou pela primeira vez aos brasileiros em entrevista inédita no IP BDR Investor Day. “Você pode ser o investidor mais inteligente do mundo, com a melhor educação e conhecimento, mas se você perde o controle e fica em pânico quando o mercado cai, nada disso importa”. Ele diz que para ter sucesso em investimentos, o comportamento é muito mais importante do que inteligência.