14/03/2022

Market timing funciona? Conheça o estudo feito pela Charles Schwab

Há diversos estudos comportamentais que indicam que nosso viés de aversão a perdas nos induz a sempre tentar investir apenas quando as “ações estão baratas”. Mas o que os dados dizem sobre essa estratégia?

Uma pesquisa feita pela Charles Schwab projetou cinco estratégias de investimento por um mesmo período de tempo. O resultado mostra que o custo de ficar esperando o momento ideal para investir costuma ser bem maior que o benefício de acertar na mosca.

A pesquisa considerou cinco formas de investir US$ 2.000 por ano, por um prazo de 20 anos, entre 2001 e 2020. As estratégias consideradas foram as seguintes:

 

O patrimônio de cada investidor ao final de 20 anos ficou assim*:

 

*Os cinco investidores recebiam US$ 2.000 por ano em primeiro de janeiro. A tabela considera o investimento do dinheiro no S&P 500 de janeiro de 2001 a dezembro de 2020.

**Cauteloso investiu só em treasury bills.

A conclusão é que ainda que você consiga entrar sempre no melhor pregão em todos os anos, a vantagem não é tão grande assim. Além disso, fica claro que neste período investir em ações mesmo no pior cenário é melhor do que não investir nada.

Vale dizer que a Schwab fez esse cálculo em 76 janelas de 20 anos, de 1926 até 2020. Em 66 janelas, a ordem dos resultados foi a mesma.

Na fase de acumulação, a melhor estratégia é investir em ações sempre que sobrar dinheiro ou fazer aportes periódicos. Acertar o piso do mercado a cada ano é praticamente impossível.

Ficar esperando o momento certo para tentar acertar na mosca, além de angustiante, pode custar muito mais caro do que simplesmente investir e eventualmente não entrar na melhor hora.

Para ler o estudo completo, clique aqui.