08/04/2022

Dá pra ficar multimilionário dando all-in numa ação?

Possível, é. O engenheiro de software Jason DeBolt usou todo seu dinheiro para comprar 14.850 ações da Tesla há alguns anos, nunca vendeu, lucrou mais de 10.000% e se aposentou aos 39 anos. Mas isso é provável?

Para cada Jason que ganhou na loteria na Bolsa, há milhares que se deram mal. Muitos são invisíveis, mas já vimos casos de quem declarou ter investido tudo em Oi, Cogna ou OGX.

Ao lidar com o mercado de ações como se fosse um cassino, provavelmente você vai ficar pobre antes de ficar rico. Além das probabilidades desfavoráveis, o all-in envolve um grande teste psicológico. Você terá de aprender a lidar com uma bela carga de estresse quando as coisas estiverem mal.

Não que a opção de diversificar e só investir em empresas sólidas não exija certo grau de consciência. Quando perguntado por Jeff Bezos por que as pessoas não copiavam suas estratégias para enriquecer, Warren Buffett respondeu: “porque ninguém quer ficar rico devagar.”

A grande diferença é que na estratégia da carteira diversificada de empresas de qualidade negociando a valuations razoáveis e compreensíveis, as probabilidades estão a seu favor.

Ou como acreditamos na IP: “Slow and steady wins the race”.